sexta-feira, 26 de março de 2010

Dupla Implacável.

Me parece que depois de seu longa “Busca Implacável”, vai virar tendência os filmes de Pierre Morel serem implacáveis, mesmo que na realidade não sejam tanto assim. “Dupla Implacável” não é um filme com um protagonista obcecado por justiça ou por vingança que vai às últimas consequências para atingir seus objetivos. Definitivamente, não!

Sabe o cara careca de cavanhaque? Por incrível que pareça, é o John Travolta. Bom, para levar John Travolta na pele do espião americano Charlie Wax à Paris e não ficar parecendo que ele está varrendo gangues no Brooklin, radicalizaram no visual do ator, deixando apenas um pouco do senso de humor pretensioso americano, a dose certa pra ser divertido em Paris. Inclusive, o cinema americano deveria adotar essa dosagem, porque o excesso de pretensão no senso de humor deles é irritante.

Falando em trilha sonora, essa é boa, introduzindo o espectador à história com uma música charmosa francesa logo na primeira sequência do filme - você está em Paris, tá? -, seguindo pela projeção com sons mais pesados eletrônicos e o bom Rock’ n roll nas cenas de mais ação.

Charlie Wax (John Travolta ) chega à Paris para fazer uma parceria com o personagem engravatado e poliglota James Reece, vivido por Jonathan Rhys-Meyers, numa missão em prol da defesa da embaixada americana contra o terrorismo paquistanês. Wax é o cara da ação - como mestre Miyagi ensinou ”Wax on, Wax off” -, aquele que resolve tudo no tiro e no braço no melhor estilo 80’s, equipado com apetrechos tecnológicos do século XXI. James Reece é um agente infiltrado na Embaixada Americana que almeja ser promovido a Charlie Wax, coitado… A parceria entre os dois é no mínimo curiosa, o não menos clássico o-cara-que-pensa-e-o-cara-que-bate, embora, ao longo da projeção, ambos os personagens vão mostrando que são um pouquinho mais complexos. Só um pouquinho. Aquela profundidade que satisfaz um filme de ação.

Aliás, voltando ao título… O filme nem é “De Paris com Amor” - que título é esse?! - (From Paris With Love), nem “Dupla Implacável”. É um filme com uma boa dose de tensão que intercala boas cenas de ação - embora o recurso bullet time-Matrix usado não se encaixe no perfil do filme -, com destaque para a cena da escada em que Wax vai “limpando” o caminho para Reece subir, ótima! O roteiro não é escandalosamente óbvio a ponto de ofender o senso crítico dos menos adeptos a filmes de ação e certamente agrada àqueles que gostam de tensão, ação e umas reviravoltas na história. Mas, como um filme de ação que se preze, tem sua escorregada americana-melodramática no final, como se o longa se explicasse: “Sou um filme de ação, mas também tenho sentimentos”. Está bem, a gente acredita.

E não, não vou contar detalhes da história, senão estragaria o que há de interessante no roteiro. Filmes de ação são assim, se você conta demais, sobra só um monte de cenas de ação. Quem não curte muito esse gênero vai conseguir se divertir. Aqueles que curtem o gênero, preparem-se para ver um pouco mais que ação.


Também no: http://portalplustv.com.br/portal/cinema/critica-dupla-implacavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário