quinta-feira, 5 de novembro de 2009

“Te amarei para sempre” e “Terra de Sonhos”



Dois filmes que falam de amor incondicional, de maneira encantadora e com uma beleza rara, humana. E também de perdas. Dois filmes emocionantes, com personagens que cativam das cenas mais simples as mais impactantes.
Em “Te amarei para sempre”, Henry e Claire são um casal conectado e separado pelo tempo. Henry nunca sabe quanto tempo pode ficar, quando vai desaparecer e surgir num outro ano, em outro lugar, sempre atraído a acontecimentos importantes da sua vida. Um viajante do tempo que se desmaterializa diante dos olhos apaixonados de Claire, tão verdadeiro e tão impalpável como o próprio sentimento que os une. O amor entre eles surge entrelaçado nas linhas do tempo, sem linearidade, sem uma história de passado, presente e futuro pra contar. Eles se amam. Não importa como ou quando e eles tem a certeza que nunca deixarão de se amar. A história nos leva a refletir sobre nossos sentimentos e as vezes que deixamos de viver o amor com medo de sofrer e acabamos por sofrer do vazio que isso proporciona. Porque amar não é uma escolha, acontece, como diz Claire numa cena do filme.
“Terra de Sonhos” encanta com o mesmo tipo de amor inabalável que une o casal Johny e Sarah e suas duas filhas Christy e Ariel. Eles emigram para os EUA na tentativa de recomeçar a vida após uma tragédia pessoal e são tão absurdamente harmoniosos e criativos que nos convencem que é possível ser feliz em qualquer lugar, de qualquer jeito. A pequena Ariel é a criatura mais fofa que já vi num filme, e ao mesmo tempo que parece sempre encantada com tudo, mostra-se muito sensível ao distanciamento emocional que o pai criou desde o evento que fez a família partir. Christy sempre silenciosa munida com sua câmera intriga e emociona. O vizinho africano que pinta quadros com a fúria dos que sabem a importância do que se tem pra perder na vida...Ele é apaixonado por tudo que é vivo e logo se apaixona por essa família também e a família aumenta. O filme fala de perdas sim, mas baseado nas perdas, a história nos mostra os ganhos com uma dimensão mágica e a vida parece ser muito mais incrível do que costumamos achar. Afinal, como diz um dos personagens, nós nunca estamos satisfeitos com o que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário